Beleza de quem?

“Mas o mapa da feiura também era marcado por doenças, sem contar os casos de quem tivesse o azar de nascer com alguma deformidade. A dita desgraça tinha preferência em ser associada aos pés largos e grandes, à cabeleira mal penteada ou rala, aos olhos sem brilho ou demasiadamente pequenos.”

História da Beleza no Brasil. Denise B. de Sant’Anna

O trecho acima é do livro “História da Beleza no Brasil”, da autora Denise B. de Sant’Anna. Nesse capítulo, intitulado “Feios de Doer”, ela aborda como eram retratadas as mulheres consideradas feias na virada para o século XX. Porém, infelizmente ainda encontramos rastros desse tipo de pensamento, seja em conversas cotidianas, ou nos discursos políticos na TV.

Infelizmente, falar de beleza ainda é considerado um tema fútil por estar associado ao mercado da moda, de produtos estéticos e comércio. Entretanto, não dá para ignorar que a deficiência produza modos de invisibilizar os sujeitos e, por isso motivo, tem relação direta com a autoestima de mulheres com deficiência.

Chamamos atenção de olhares curiosos, paternalistas e religiosos. Esse azar de “nascer com alguma deformidade” se repete nas expressões que costumamos ouvir: “se acontecesse comigo não sei o que faria”. 

Quando ouço esse tipo de coisa, tenho vontade de dizer: “e você realmente acha que nasci sabendo?” Claro que não.

Sentir-se bem consigo, não é só se achar bonita. Você constrói sua própria forma de ser, mas não dá para encontrar paz se todas as imagens e ideias de corpo ideal te fazem viver em guerra com o espelho. Por isso, precisamos trazer a deficiência ao debate sobre corpo feminino, para entender como o capacitismo está impregnado nos padrões de beleza.

Um comentário em “Beleza de quem?

Gostou do texto? Deixe seu comentário, adoraria saber sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s